Criar uma Loja Virtual Grátis

5 coisas que a pele precisa diariamente

5 coisas que a pele precisa diariamente

Com aproximadamente 1,7 metro quadrado de pele exposta para cuidar, faz sentido que o armário do banheiro de muitas pessoas esteja entupido de produtos para o cuidado da pele [fonte: iVillage]. Mas para a maioria de nós, usar mais do que dois ou três desses produtos todos os dias é desnecessário – e pode até prejudicar.

A camada exposta da pele que estamos enchendo com loções, cremes, tônicos e exfoliantes é chamada epiderme – é a camada mais externa da pele. A epiderme é a mais vulnerável a danos ambientais, tipicamente raios UV que podem deixá-la desbotada e com aparência envelhecida; a pele em geral passa por um processo de envelhecimento que pode deixá-la sem brilho, enrugada e seca. É aí que entram as centenas de produtos “científicos” de limpeza da pele nas prateleiras – alguns custando mais de R$ 100 o grama – com a intenção de limpar, preencher, desenrugar, dar brilho e deixar todos os tipos de pele mais bonitos no geral.

Na realidade, cuidar da pele não é nada complicado. Ela precisa apenas de alguns “tratamentos” simples e baratos para ficar e continuar saudável – inclusive na aparência. E muitos desses tratamentos são os mesmos que seu corpo precisa para operar em sua melhor capacidade. Acrescentar produtos extras recomendados por profissionais na sua rotina de cuidado com a pele não é necessariamente uma coisa ruim, e pode em alguns casos ser benéfico; mas para a maioria das pessoas, o cuidado efetivo da pele é na verdade um processo bem simples.

Nesse artigo, vamos descobrir o que a pele de todo mundo precisa todos os dias, por que esses elementos são tão importantes, onde encontrá-los, e quais supostas “necessidades” podem estar danificando sua pele.

O primeiro cuidado é o mais óbvio: uma pele saudável deve estar limpa

Limpeza

Limpeza é o elemento mais básico de qualquer rotina de cuidado com a pele. Isso não apenas remove o excesso de sujeira, poluição e oleosidade que entopem os poros da epiderme, mas também prepara a pele para qualquer produto que você vá usar, para que os ingredientes ativos (como vitaminas ou protetor solar) possam penetrar e aumentar sua eficácia.

Mas nem todos os produtos de limpeza são a mesma coisa. Primeiro, para limpar o rosto o produto nunca pode ter sabão. Os produtos com sabão que você usa para o resto do corpo são tipicamente muito agressivos para o rosto. E, assim como a maioria dos produtos, você precisa escolher um que seja adequado para seu tipo de pele. Para peles muito secas, você deve escolher um produto de limpeza cremoso. Para peles secas e/ou sensíveis, os produtos devem sempre ser livres de álcool, sejam eles cremosos ou não. Uma epiderme oleosa pode se beneficiar com um produto de limpeza ácido, como um produto com alfa-hidroxi, que faz um trabalho melhor ao quebrar o sebo – a secreção oleosa da pele que pode entupir os poros.

Qualquer que seja o produto de limpeza certo para você, tenha certeza de massageá-lo no rosto por pelo menos 20 segundos, para que ele tenha tempo de cumprir seu papel [fonte: SmartSkinCare].

A limpeza na verdade cuida apenas da superfície da pele.

Ácidos graxos essenciais

 

 

Hidratantes

 

Ao contrário da crença popular, hidratantes não são para todo mundo. Eles são ótimos para peles secas, mas podem deixar a pele oleosa ainda pior. E como muitos deles contêm álcool, podem provocar o caos em peles sensíveis. Então se você acha que precisa de hidratante, tenha a certeza de escolher o certo para o seu tipo de pele.

 

Ácidos graxos essenciais, ou AGE, são um componente importante para qualquer dieta saudável. Eles ajudam a construir as membranas celulares compostas por lipídios que seguram água e nutrientes. No caso da pele, esses lipídios também formam uma barreira oleosa que protege a pele de danos por raios UV e poluentes.

Sem os ácidos graxos essenciais, as membranas de células da pele e aquela barreira protetora não podem funcionar direito. A pele acaba ficando super exposta, desidratada e suscetível a produzir um tipo de sebo mais prejudicial, deixando-a seca, inflamada e com manchas [fonte: Bouchez].

Os AGE que você precisa para manter sua pele com uma aparência ótima são essencialmente ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. Ômega-6 é encontrado em milhares de alimentos, incluindo aves domésticas, grãos e óleo de cozinha, então você provavelmente já está consumindo bastante. Os ômega-3 são um pouco mais difíceis de encontrar; você pode encontrá-lo em peixes de água fria, como salmão e sardinhas, assim como sementes de linho e óleos de cártamo, feijão roxo, nozes e espinafre. Alguns especialistas em pele também recomendam outro ácido graxo essencial, o ácido gama-linolênico (GLA), por seus efeitos anti-inflamatórios. O GLA é encontrado geralmente em óleos de plantas.

Tomar suplementos de ômega-3 ou GLA pode ajudar a melhorar a saúde de sua pele. Você pode encontrá-los em lojas de produtos naturais.

Proteção solar

 

O protetor solar é um item indispensável no cuidado com a pele.
© iStockphoto.com/Dulezidar
O protetor solar é um item indispensável no cuidado com a pele.

Quando você usa protetor solar, você não só ajuda a proteger de doenças como câncer de pele; você também ajuda a prevenir os sinais do envelhecimento que a exposição ao sol causa. A pele que fica exposta ao sol sem nada acaba mais descorada e enrugada e menos elástica do que as peles que foram protegidas da radiação UV.

Na verdade, o que a maioria de nós pensa que é “pele envelhecida” é, mais especificamente, pele prejudicada pelo sol [fonte: Mayo Clinic].

Para proteger sua pele dos efeitos do sol, você pode escolher entre um protetor solar químico, como avobenzona ou oxibenzona, ou um físico, como óxido de zinco ou dióxido de titânio. Qualquer que seja a sua escolha, procure por um fator de proteção solar (FPS) maior que 15, e aplique-o pelo menos 20 minutos antes de ficar exposto ao sol [fonte: Mayo Clinic]. Dessa maneira, eles têm tempo de agir antes que a exposição aos raios UV comece.

Se você for nadar ou suar muito, lembre-se de reaplicar o protetor sempre.

Antioxidantes

 

 

Cosmecêuticos

 

Se você não consegue vitaminas suficientes pela sua dieta, pode considerar um dos muitos produtos “cosmecêuticos” que contêm antioxidantes, como um creme noturno com vitamina C. Cosmecêuticos são como um farmacêutico, já que têm benefícios para a saúde; e são como cosméticos, já que não precisam de aprovação da FDA nos Estados Unidos.

Esse é o problema com cosmecêuticos – eles podem ou não cumprir o que prometem. No Brasil, a Anvisa regula a comercialização de artigos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. Então consulte um especialista antes de comprar um produto que não seja comercializado no Brasil.

 

Antioxidantes são geralmente descritos como bons para a saúde cardiovascular e prevenção do câncer. Eles são encontrados em todos os tipos de alimentos, incluindo frutas, vegetais, frutos do mar e óleos. A luta dos antioxidantes contra os radicais livres destrói moléculas que podem prejudicar células saudáveis (leia Como funcionam os antioxidantes para saber mais), e na verdade, eles são ótimos para as células da pele assim como qualquer outra célula do corpo.

Enquanto muitos antioxidantes diferentes podem ser bons para a pele, dois em particular chamam muita atenção:

  • Vitamina C – forma o colágeno para uma pele cheia e firme. Você encontra em grãos integrais, maçãs e frutas cítricas. Tente consumir 75 miligramas por dia [fonte: Edgar].
  • Vitamina E – protege as membranas das células e estimula a produção de nutrientes da pele que combatem os danos dos raios UV. Você pode encontrá-la em óleo de gérmen de trigo, amêndoas e pasta de amendoim. Tente consumir 15 miligramas por dia [fonte: Edgar].